Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

É um FACTO FACTUAL é borrada jornalística...

O semanário FACTUAL na sua edição de 18 a 25 de Setembro de 2009, reforçou a minha certeza em relação a péssima qualidade do seu jornalismo.
Na sua rubrica "O NOSSO CONVIDADO" fez uma pobre entrevista ao músico António Paulino, que não revela a dimensão do artista, tudo porque foram feitas perguntas, sem a interligação necessária e sem um objectivo concreto. Foi uma entrevista muito pobre e sem conteúdo importante, sem novidade e o pior foi esta pergunta(???):
António Paulino tem no seu repertório três álbuns discográficos, o primeiro intitulado Joaquim Wayaye, Ji-henda ya mama e Kangila. Em conversa descontraída com o Factual, o artista começou por falar da diferença que existe entre a música angolana elaborada anteriormente com a actual:
Sinceramente isso é uma pergunta? ok, este é o primeiro álbum e os outros? Meus senhores, isso não é jornalismo sério. Por favor leiam e aprendam com o SEMANÁRIO ANGOLENSE, falem com o Kota Graça Campos, que não é meu amigo, mas faz jornalismo sério.
Na sua capa tinha como principal manchete:
Os leitores provavelmente tiveram a percepção de que na página 6, encontrariam uma matéria de verdade, mas foi uma autentica decepção, por que a matéria abaixo:
Essa notícia é um fiasco ou uma encomenda mal feita, ou as duas coisas, pelo seguinte:
  1. Se existe alguém do Governo que defende esta ideia, porque não dá a cara? Se somos democráticos e com liberdade de expressão, porque o Governo não faz uma declaração oficial? Das duas uma ou o Factual tem uma fonte credível, ou é um jornal criador de fontes o que é mais grave.
  2. O artigo diz nada.
  3. O jornalista que fez a matéria devia saber que angola ainda vive de ajudas humanitárias. Talvez o conceito de ajuda humanitária lhe é reduzido a distribuição de comida.
  4. Angola continua um país dependente e é tão absurdo defender esta ideia de auto-dependência, como foi por altura das eleições uns "falo que me pagam" diziam que a crise económica é mundial, mas não afectaria Angola, mas agora já afecta. Meus Senhores, leiam os relatórios com maturidade e deixem de atirar pedras as criticas, e humilhar quem não acredita em vocês.
  5. Este artigo é uma vergonha, feita para ocupar espaço e com uma manchete para enganar o eleitorado. Que vergonha.
Quem acessar os links abaixo e ler a página 23 do FACTUAL, terá a ideia clara do que dá quando trocamos a investigação, pela copiação. Navegar é bom, mas é preciso ter cuidado para não naufragar.
  • http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/09/15/iata+preve+perdas+maiores+para+companhias+aereas+em+2009+8460915.html
  • http://economia.uol.com.br/cotacoes/ultnot/2009/09/15/ult29u69866.jhtm
  • http://www.abril.com.br/noticias/economia/iata-preve-perdas-maiores-companhias-aereas-2009-529758.shtml
  • http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/090915/economia/negocios_aereas_associacao_perdas
  • http://www.lustosa.net/noticias/217708.php

sábado, 5 de setembro de 2009

Mais uma promessa

Caros amigos, hoje cumpro mais uma promessa. Viverei mais uma momento importante da minha vida, que é a recepção do meu diploma de licenciatura em Ciências da Comunicação.
Hoje darei mais informações sobre este evento, com fotos dos vários momentos.

domingo, 9 de agosto de 2009

Os Jornais e a cobertura das eleições legislativas em Angola

Este é um pequeno vídeo da apresentação (extracto) que fiz do Relatório da minha pesquisa sobre "Os jornais e a cobertura das eleições legislativas de 2008 em Angola", no dia da defesa do meu trabalho de final de curso superior, como requisito à obtenção do grau de licenciado em Ciências da Comunicação. O meu relatório mostra claramente que os jornais na sua generalidade favoreceram o partido no poder o MPLA. Os partidos da oposição podiam ter feito muito mais e andaram a dormir...

sábado, 1 de agosto de 2009

Um Milhão de casas??? ou de demolições???

Em Setembro de 2009, todos nós, os da oposição é que estávamos errados, até fomos mesmo considerados errados. Os militantes do MPLÁ e os do MPCÁ defenderam sempre que tinham mais experiência para governar este país, como se de uma divindade e legado se tratasse.
O MPLA apresentou o programa dos "Um milhão" de quase tudo, um milhão de empregos? um milhão de casas? e por aí.
Estamos a um mês do primeiro aniversário do governo dos 81% e vamos ver o que já cumpriu, o que não cumpriu, o que não vai cumprir e o que dirá que cumpriu.
  • O MPLA prometeu 1.000.000 de casas, sabendo que nunca iria atingir este número e que se fosse possível faria batota para dizer que conseguiu. Na verdade é o único partido com experiência para mentir, enganar, prometer e não cumprir, quando de conquistar o poder se trata.
  • Os eleitores e nós da oposição não tivemos tempo para digerir melhor esta proposta enganadora, ou seja, o MPLA sempre fugiu o debate em período de campanha, porque sabia que lhes destronaríamos, sobretudo porque não têm condições para esta empreitada.
  • A proposta do MPLA de um milhão de casas, não será cumprida e, para cumpri-lá o seu governo teria de construir cerca de 41 casas por província e por dia, e já estão atrasados, Luanda por exemplo não tem nenhuma casa construída.
  • Não será possível ao MPLA com verdade, sem batota construir e proceder as entregas de casas as populações, porque ele próprio enganou-se, os seus bocas alugadas mentiram ao país negando os efeitos da crise, a última da hora, o MPLA vê a crise económica mundial como uma oportunidade de justificar a razão porque não irá fazer o que prometeu.
  • Há uma tendência premeditada de baralhar a opinião pública em relação ao um milhão de casas e as casas sociais para a juventude, muitas delas já constantes do Plano Executivo do Governo para a Juventude, discutido no 3.º Conselho Superior da Juventude em Benguela no ano de 2006.
  • Nos últimos tempos constatamos que o Governo tem o projecto de derrubar mais de um milhão de casas, devido a um milhão de arrogância que os 81% que recebeu, pegou e retirou...
Na verdade estamos diante de um Governo de tão manhoso que é, agora apresenta-nos um milhão de justificações dos seus incumprimentos e as prisões aos jornalistas que aumentam mais do que que os processos contra os políticos, corruptos, gatunos dos bens públicos....
Digam lá MPLADOS quantas casas já se dividirá? os mais necessitados são os membros do partido, ou todos os angolanos, incluído os membros de outros partidos.
Eu Volto a carga.... que me prendam já..... mas nunca pararei de escrever, nem de falar, mesmo que já não tenha boca ou mãos...
A verdade se erguerá... Não duvidem....

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Novo Concurso da VOA

Amigos ouvintes chamamos a vossa atenção para o concurso que o serviço em português da VOA está a promover: Trata-se de um concurso de fotografia digital…enviem-nos fotos dos vossos lugares, das vossas cidades, dos vossos países, de pessoas, de coisas, de eventos, fotos interessantes… … Das fotos recebidas vamos escolher seis fotos por grupo: Angola, Moçambique, Cabo verde, São Tome e Príncipe, Guiné-Bissau, Brasil, e o resto do mundo…dessas seis a melhor será parte do nosso calendário de 2010, claro com a autorização do fotógrafo, e com crédito dado. O concurso vigora de 1 de Maio a 31 de Julho. Em Agosto escolhemos as seis melhores. A melhor das melhores fotos receberá um rádio de manivela, e ira figurar no nosso calendário de 2010. As outras cinco receberão um relógio de mesa. Gostaríamos depois de colocar todas as fotos no nosso site e de as podermos usar, dando, evidente crédito ao seu autor. Requisitos: fotos originais, de alta resolução (para uma boa reprodução), e com tamanho de uma foto normal. Enviem as vossas fotos por correio electrónico para português@gmail.com (de preferência) ou para português@voanews.com. Se enviarem por correio a reprodução da foto será um pouco mais difícil. Participe e passe palavra sobre o concurso ah família e amigos.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Estudando com Eficiência

Valor dos Resumos

Quando se trata de leitura, não basta sublinhas no livro. Deve-se passar as notas para o caderno de estudos. O aluno tem de se acostumar à síntese: aprender a apagar mentalmente palavras e trechos menos importantes para anotar somente palavras e conceitos fundamentais.

· ler mentalmente e compreender o assunto;

· notar semelhanças, diferenças e relações;

· fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a sequência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas.

Planeje seus estudos cuidadosamente

· quantas horas por dia (recomenda-se de 2,5 a 4 horas);

· local confortável e tranquilo para os estudos;

· tenha ao alcance cadernos, livros, canetas, lápis, borrachas, dicionários, enciclopédias, etc.

Cuidados Gerais

Procure adotar uma alimentação sadia, com leite, frutas, carnes, franco, peixe, verduras, etc. Procure repousar bem, especialmente dormir bem. Sempre durma cedo para acordar disposto, em especial em vésperas de provas.

Cultive a Persistência e a Confiança

· Não adie compromissos;

· Tenha confiança de que você é capaz de realizar qualquer tarefa;

· Seja realista e prático;

· Acostume-se a terminar o que começa (Lembre sempre: "Nunca deixe restos!");

· Em época de provas deixe de lado TV, computador, video game e outras diversos, concentrando-se nos estudos.

Importância das Tarefas de Casa

· As tarefas ajudam a memórizar as matérias estudadas em sala, por isso, faça-as com atenção;

· Aproveite para exercitar sua caligrafia, para que fique bem legível e bonita. Ela fará parte de sua personalizade e procure ter neste seu traço algo que o faça melhor;

· Faça diariamente uma revisão das matérias estudadas;

· Esquemas e resumos de matérias são verdadeiras tábuas de salvação. Ajudam a memorizar, a estruturar as respostas e a perceber o que é importante.

Dicas para Fazer Provas

· Leia com muita atenção a pergunta. Caso não entenda pergunte ao professor (se possível);

· Ao terminar a prova faça uma revisão geral, agora com mais atenção e calma, com a intenção de corrigir alguns possíveis erros.

Dicas para Melhorar suas Respostas

· Procure responder de forma simples e bem clara, facilitando quem irá ler;

· As frases devem ser curtas e fáceis de escrever e ler;

· Além de curtas, as frases devem claras e objetivas;

· Elabore a resposta uma vez e procure melhorá-la depois, até que fique como te agrada;

· Lembre que a qualidade da escrita é melhor para quem lê bons livros, aqueles com vocabulários ricos e criativos;

· Experimente copiar textos que considere motivantes e dos qiaus goste;

· A elaboração de um diário, contendo suas atividades mais interessantes do dia, ajuda a melhorar sua escrita;

· Um torial sobre um assunto do seu interesse e que queira compartilhar.

Dicas para Assistir Aulas

· Procure chegar cedo e sentar na frente;

· Mantenha-se interessado no assunto da aula, procurando sempre ampliar seus conhecimentos;

· Pergunte sempre que aparecer alguma dúvida, pois com isso o professor também se interessa mais por você;

· Sempre que julgar que irá ajudar os colegas a compreenderem melhor, faça observações sobre algum tópico da aula;

· Algo que geralmente ajuda é ter estudado ontem o capítulo da aula de hoje. Procure sempre fazer isso, estudar antecipadamente as aulas;

· Evite distrair-se em sala, conversando com os colegas;

· Tenha sempre seu caderno da matéria a mão, juntamente com caneta, para anotar aquilo que achar importante da matéria. Lembre do provérbio Chinês: "A tinta mais pálida é mais eficiente do que a memória mais fiel.".

· Crie o hábito de comentar com os colegas aquilo que aprendeu hoje. Comente também com amigos, familiares e pais. Isso exercita a memória.

Dicas de Leitura

· Ao ler procure estar sempre com caneta e caderno para anotar resumos;

· Sempre guarde bem suas anotações e resumos, para os consultar em épocas de prova;

· Procure ler não apenas por que o professor recomendou, ou por que "cairá" na prova, mas procure sempre assimilar novos conhecimentos quando estiver lendo. Reflita, critique, verifique se encontra erros de português, concordância e também de coerência, de lógica. Observe se é bem escrito, se tem bom vocabulário e bom nível cultural. Use seus conhecimentos para avaliar e também para testar e aprimorar esses conhecimentos.

Dicas sobre como tirar Dúvidas

· Nunca leve suas dúvidas para casa, pergunte ao professor. Os professores gostam de alunos de alunos que perguntam, pois esses alunos ajudam a melhorar a aula e também ajudam alunos mais tímidos a tirarem suas dúvidas. Em casa, em dúvida pergunte aos pais. Exercite a curiosidade, pois isso o ajudará a melhorar seus conhecimentos;

· Adquira o hábito de consultar enciclopédias e outros livros para tirar suas dúvidas;

· Atualmente a Internet é uma grande fonte de consulta. Apenas evite perder tempo com sites de outros assuntos: propagandas, jogos, etc. Concentre-se em sua pesquisa. Algumas dicas para pesquisar no Google (www.google.com.br):

o Para pesquisar por sites que contenham uma frase, digite a frase entre aspas;

o O Google contém uma calculadora científica. Experimente digitar:

§ 2*8

§ 4*pi

§ 5^3

· Também podemos usar o Google como tradutor para vários idiomas. Acesse o site do Google, clique em Ferramentas de Idioma, digite sua frase, escolha o idioma e clique em Traduzir.

Estrutura de Trabalhos Simples

· Introdução (aqui você apresenta o que pretende fazer no trabalho)

· Desenvolvimento (aqui você apresenta o conteúdo do trabalho de fato)

· Conclusão (apresente aqui um resumo e sua avaliação do trabalho)

Estrutura de um Trabalho mais Elaborado

- Capa - Nome da escola - Disciplina - Título do trabalho - Nome do autor - Data - Número - Turma - Índice - itens, tópicos e páginas - Introdução - Tema - Justificativas da opção escolhida - Breve apresentação do assunto a ser abordado - Desenvolvimento - Tratamento do tema - Fundamentação de opiniões - Conclusão - Resumo das idéias apresentadas em todo o trabalho - Referências - Indicação das obras consultadas - Indicação dos sites consultados

sábado, 21 de março de 2009

Felizmente a voz dos jovens ao Papa

Felizmente parece que o meu descontentamento foi respondido positivamente, com a intervenção da Coordenadora da Pastoral da Juventude.
A jovem apresentou uma mensagem em nosso nome "Jovens angolanos", a mensagem apontou a alguns temas pontuais, como o VIH e SIDA, a pobreza, a violência entre outros que afligem os jovens deste sofrido país.
As danças e músicas apresentadas pelos jovens das diversas dioceses, foram por si só, outras formas de passar a mensagem dos jovens ao Santo Padre.
Agora sim os jovens falaram ao Papa. 

Mania de falar pelos jovens

Esta tarde o Papa Bento XVI foi ao encontro dos jovens angolanos para deixar a sua mensagem, até aqui nada de contrário, o que me intrigou foi mesmo o facto de não ter visto nenhum jovem de Angola ou de São Tomé a dirigir uma mensagem ao Papa, vimos é o Padre Almeida Canga, a falar em nome dos jovens.
Na sua intervenção referiu várias vezes, "os jovens pensam", "os jovens de Angola e São Tomé desejam", "os jovens louvam", "os jovens etc". Apetecia-me ouvir um jovem a dizer nós desejamos, pensamos, louvamos, pedimos etc.
Sempre me bati, no sentir de dar voz aos verdadeiros protagonistas, tal como em um dia 11 de Julho - dia mundial da população, contradisse o na altura ministro da Juventude e Desportos Marcos Barrica "Nós não queremos ser só o futuro de Angola, nós somos os presentemente jovens e os adultos de amanhã". Por isso, devem nos dar o devido espaço de intervenção, fundamentalmente em momentos como este em que estamos a cumprir a nossa parte participando activamente.