O semanário FACTUAL na sua edição de 18 a 25 de Setembro de 2009, reforçou a minha certeza em relação a péssima qualidade do seu jornalismo.
Na sua rubrica "O NOSSO CONVIDADO" fez uma pobre entrevista ao músico António Paulino, que não revela a dimensão do artista, tudo porque foram feitas perguntas, sem a interligação necessária e sem um objectivo concreto. Foi uma entrevista muito pobre e sem conteúdo importante, sem novidade e o pior foi esta pergunta(???):
António Paulino tem no seu repertório três álbuns discográficos, o primeiro intitulado Joaquim Wayaye, Ji-henda ya mama e Kangila. Em conversa descontraída com o Factual, o artista começou por falar da diferença que existe entre a música angolana elaborada anteriormente com a actual:
Sinceramente isso é uma pergunta? ok, este é o primeiro álbum e os outros? Meus senhores, isso não é jornalismo sério. Por favor leiam e aprendam com o SEMANÁRIO ANGOLENSE, falem com o Kota Graça Campos, que não é meu amigo, mas faz jornalismo sério.
Na sua capa tinha como principal manchete:
Os leitores provavelmente tiveram a percepção de que na página 6, encontrariam uma matéria de verdade, mas foi uma autentica decepção, por que a matéria abaixo:
Essa notícia é um fiasco ou uma encomenda mal feita, ou as duas coisas, pelo seguinte:
- Se existe alguém do Governo que defende esta ideia, porque não dá a cara? Se somos democráticos e com liberdade de expressão, porque o Governo não faz uma declaração oficial? Das duas uma ou o Factual tem uma fonte credível, ou é um jornal criador de fontes o que é mais grave.
- O artigo diz nada.
- O jornalista que fez a matéria devia saber que angola ainda vive de ajudas humanitárias. Talvez o conceito de ajuda humanitária lhe é reduzido a distribuição de comida.
- Angola continua um país dependente e é tão absurdo defender esta ideia de auto-dependência, como foi por altura das eleições uns "falo que me pagam" diziam que a crise económica é mundial, mas não afectaria Angola, mas agora já afecta. Meus Senhores, leiam os relatórios com maturidade e deixem de atirar pedras as criticas, e humilhar quem não acredita em vocês.
- Este artigo é uma vergonha, feita para ocupar espaço e com uma manchete para enganar o eleitorado. Que vergonha.
Quem acessar os links abaixo e ler a página 23 do FACTUAL, terá a ideia clara do que dá quando trocamos a investigação, pela copiação. Navegar é bom, mas é preciso ter cuidado para não naufragar.
- http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/09/15/iata+preve+perdas+maiores+para+companhias+aereas+em+2009+8460915.html
- http://economia.uol.com.br/cotacoes/ultnot/2009/09/15/ult29u69866.jhtm
- http://www.abril.com.br/noticias/economia/iata-preve-perdas-maiores-companhias-aereas-2009-529758.shtml
- http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/090915/economia/negocios_aereas_associacao_perdas
- http://www.lustosa.net/noticias/217708.php
Sem comentários:
Enviar um comentário