Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Invenção e Evolução da Imprensa

Texto preparado para os meus alunos do 2.º ano de Ciências da Comunicação, disciplina de Tecnologias e Técnicas de Comunicação, turmas B1 e C1, na Universidade Independente de Angola.

Este texto procura descrever o percurso da invenção evolução da imprensa. Destaca a importância de nações como a China, Japão, os Árabes e posteriormente os Europeus.

De referir que é a primeira parte, por a segunda que brevemente estará disponível com dados relacionados com a imprensa angolana.

Boas leituras.

5 comentários:

  1. ola, primeiro só tenho de agradecer pela grade inicitiva, é fantastico hoje em dia saber muitas coisas em tão pouco tempo.

    Acerca da invenção da imprensa, mesmo ainda sem saber o que vem a ser uma xilogravura, fiquei sabendo que foi a china quem enventou as primaeiras formas de repro dução.

    por outro lado com uma pequena dúvida.O ALEMÃO GUTENBERG DEU UM CONTRIBUTO PARA MELHORAR O QUE OS CHINESES já tinham enventado ou ele é o enventor da primeira maquina de imprensão?

    professor sei que só devo comentar ,mas cá por mim, acho que os ocidentai são meios ladrões...e como se não bastasse,lá vem a religião a tentar e3stragar o que hoje é quase a alma do jornalista e outros.E É SÓ PARA DIZER QUE O SEU BLOG É O MAXXXXIMOOOOO. LUCAS

    ResponderEliminar
  2. Lucas seja bem-vindo a este espaço e espero que não seja a última vez.

    Obrigado pelos elogios, espero muito sinceramente que esteja a entender as matérias que tenho estado a dar, bem como a forma que tenho dado.

    Quanto as suas questões, recordo-lhe que Xilogravura é: Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução de imagens e textos sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo inversamente parecido com um carimbo já que o papel é prensado com as mãos sobre a matriz.
    A técnica exige que se entalhe na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura.

    Caro Lucas, em 1438 Gutenberg inventa as matrizes metálicas. Ele é tido como o inventor da tipografia - impressão com caracteres móveis agrupados. A sua maior inovação foi a criação de moldes manuais para a fundição de letras soltas de chumbo.

    Na verdade, não foi Gutenberg que criou e inventou toda a imprensa. Temos visto que foram várias pessoas (entre elas Gutenberg) e nações que deram um forte contributo para a invenção e evolução da imprensa. O mérito deste estudioso mantém-se, mas não podemos ser simplistas em dizer que foi ele quem tudo inventou na imprensa.

    Caro aluno, eu não diria que os Europeus são uns ladrões, porque na verdade, ladrões existem em todos os continentes. Houve muitos factores, que fazem muitas vezes quem da um grande contributo a um invento, ser mais referenciado em relação a quem inventou.

    Como estudante de Ciências da Comunicação, nunca te esqueças que: Podes estar a fazer o melhor trabalho do mundo, mas se não divulgares, não estarás a fazer nada, porque ninguém conhece.

    Saudações Académicas.

    ResponderEliminar
  3. professor boa noite,gostei de
    saber que posso estar em qualquer parte do mudo e poder trabalhar ao mesmo tempo em angola.
    o teletrabalho que sorge com a existencia da internete, veiu revolucionar o mercado de trabalho e seus sectores.
    no tema que o professor apresenta, fui capaz de aprender que eu posso duplicar o meu tempo de produção tendo o meu escritório móvel.
    É SÓ PARA ACRESCENTAR QUE ESTE tema é muito interesante para qualquer estudate de TTC. OBRIGADO.........

    ResponderEliminar
  4. Urge a necessidade de participar neste espaço pra deixar alguma ideia relativamente ao tema que é a Invenção e Evolução da Imprensa. Naturalmente, que foi Gutenberg quem proporcionou a imprensa, por ter (re)enventado a tipografia com caracter móveis. Julgando ser um processo, naturalmente, que, não se limita só e tão somente, naquele que apresentou publicamente algum trabalho de investigação.
    Se realmente queremos ser honestos, os chineses não seria secundados. O que me parece em todos os manuis que abordam a invenção da imprensa, aparece o Gutenberg, só depois é que se diz, os chinezes foram os precussores.
    Uma lenda popular na língua cocwe refere que, mais vale valorizar o ovo ou a galinha...
    Ele evoluiu o que já tinha sido feito pelos asiáticos. Será que esse facto inspirou o político coreano, Htai Tjong ao dizer que para governar é preciso propagar efusivamente o conhecimento das leis e do livro, de modo a satisfazer a razão e endereitar o coração dos homens? Tenho dito. Até breve...

    ResponderEliminar
  5. professor ainda nao terminei de ler e entender tudo,mas com ajuda do tempo,a paciencia do professor, com a minha força de vontade e principalmente vontade de aprender e ser uma boa profissional. Teresa Cuenhe

    ResponderEliminar