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sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ONGs comunicar, não complicar

Um dos grandes desafios das ONGs é a comunicação de suas causas, projectos e trabalhos. Como divulgar de modo estratégico e eficiente, as transformações sociais?

Independentemente do objecto social, o sucesso de qualquer instituição esta quase sempre relacionado a uma estratégia  de comunicação eficaz e bem elaborada. Infelizmente em Angola, apenas uma minoria consegue ter estratégias razoáveis e seus trabalhos têm alcançado alguma visibilidade pública.

A medida que as ONGs se profissionalizam, devem ter atenção a sua auto-sustentabilidade, nisto torna-se imprescindível integrar estratégias e ferramentas para divulgar suas acções sociais.

A comunicação efectiva, difundi ideias e amplia o alcance a formadores de opinião e legisladores, aumentando contactos e atraindo novos doadores e parceiros. Em temos ouvimos o Dr. Justino Pinto de Andrade, em uma das suas crónicas, na Rádio Eclesia (Angola) 97.5 FM, elogias a ANASO - Rede Angolana das Organizações de Serviços de SIDA, provavelmente este terá sido um dia importante para organização, uma vez que foi citada por um opinion maker respeitado, numa rádio com muita audiência e também respeitada.

As ONGs devem deixar de considerar a comunicação, como algo acessório, ela tem de estar no centro da vida da organização, durante a concepção de um projecto ou acção, as técnicas e ferramentas têm de estar em evidencia.

Embora determina comunicacionais da imprensa publique questões duvidosas de algumas organizações, sem fazer a devida apuração, e questionamentos em relação as suas acções, o destaque é apenas dado a algumas. Por isso, é necessário trabalhar para comunicar melhor com os clientes internos (associados e funcionarios da organização) e clientes externos (beneficiários, doadores, governo, comunicação social, etc).

Podemos estar a fazer o melhor trabalho do mundo, mas se não divulgarmos, não estamos a fazer nada. Se divulgarmos de forma errada, nos complicaremos.


Texto escrito em 05-01-2005

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